Estudos de Arqueoastronomia em Florianópolis/SC
Classificamos estes estudos no campo da astronomia cultural, também conhecida como etnoastronomia, que estuda a forma como diferentes culturas percebem e interpretam o céu, suas relações com fenômenos astronômicos e como esses conhecimentos são integrados em suas visões de mundo e práticas sociais. Buscamos publicações e pesquisas que abordem a astronomia dentro de contextos culturais específicos, seja através de etnografias, estudos históricos ou análise de materiais didáticos.
Respeitando e reconhecendo que embora alguns estudos de arqueoastronomia não sejam enquadrados nas medições e delimitações do Método Científico, esteas “narrativas culturais” são importantes por seu valor de transformação educacional e social. Deixando sempre expressamente claro, uma abordagem descritiva sem pretensão de ser considerado como estudos científicos.
Esta página contempla os Relatórios do Instituto de arqueoastronomia (IMMA)1, desenvolvidos e organizados pelo Professor Adnir Antonio Ramos.
A História inspiradora de Adnir Antonio Ramos, serve como exemplo de comunidade de prática do conhecimento, um estudo de caso sobre conhecimento, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento social, este grupo de estudos está sendo coordenado por estudantes, funcionários e professores do Projeto de Extensão UFSC – UNIPAZSC. (https://eaunipaz.ufsc.br/)
A história de Adnir inicia ainda quando era apenas um menino …
“A curiosidade do menino e a inquietação do pescador que sonhava conhecer o mundo pelo mar, transformaram a vida de Adnir Ramos, o Maninho. Sem precisar sair da Fortaleza da Barra da Lagoa, onde criou e mantém o IMMA (Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia), na área do Parque Municipal da Galheta”2. Atualmente o Prof. Adnir Ramos, além de trazer conhecimento, é também um ativista ambiental, cultural e defende a preservação de patrimônios da nossa Terra.
Manifestação de apoio à solicitação de “RECONHECIMENTO DOS MONUMENTOS MEGALÍTICOS DE FLORIANÓPOLIS” > > https://eaunipaz.ufsc.br/monumentos/
—————————————-
Referências desta página:
1) Instituto de arqueoastronomia (https://arqueoastronomia.com.br/)
2) Reportagem NDMAIS (https://ndmais.com.br/noticias/a-espera-do-solsticio-pesquisadores-refazem-trilhas-a-pedras-que-servem-de-observatorios-do-sol)
————————————————–
Livros de Arqueoastronomia:
Olhai pro céu olhai pro chão
Astronomia e Arqueologia, https://eaunipaz.ufsc.br/files/2025/07/olhai_pro_ceu_olhai_pro_chao.pdf Disponível em > https://www.gov.br/mast/pt-br/imagens/publicacoes/2013/olhai_pro_ceu_olhai_pro_chao.pdf |
![]() |
—————————————————————————————
Divulgação de Vídeos:
1) Resumo da história das pesquisas em arqueoastronomia na ilha de Santa Catarina, dando ênfase aos quatro principais sítios megalíticos, Pedra do Frade, no costão da Galheta, Plataforma de observações arqueoastronômicas, na Fortaleza da Barra da Lagoa, observatório Dólmen da Oração e Pedra Virada no topo do morro da Unidade de Conservação Mona Galheta. Esta apresentação tem como finalidade chamar a atenção das autoridades e população para a importância do reconhecimento, preservação e valorização dos sítios megalíticos do estado de Santa Catarina:
2) Documentando o movimento do sol a partir da Plataforma Arqueoastronômica na Fortaleza da Barra da Lagoa em relação ao morro da Galheta, vídeos e time-lapse com propósito contribuir com a ciência e a preservação desses espaços sagrados:
3) Pesquisa sobre arqueoastronomia realizada pelo Antropólogo Adnir Ramos na Ponta do Gravatá:
—————————————————————————-
Divulgação de Arquivos em pdf:
ARQUEOASTRONOMIA EM FLORIANÓPOLIS
(https://eaunipaz.ufsc.br/florianopolisimma)
ARQUEOASTRONOMIA NO MORRO DA GALHETA, FLORIANÓPOLIS, SC
(https://eaunipaz.ufsc.br/galhetaimma)
ARQUEOASTRONOMIA NA UC MONA GALHETA