Addendro: Consultoria e Soluções em Educação Socioambiental

Addendro é um projeto de extensão de Consultoria em  Educação Socioambiental, com objetivo de promover oficinas, palestras, rotas temáticas e experiências para professores e educadores sociais,  incentivando a geração de renda, inovação e o empreendedorismo em negócios de impacto social e Ambiental.

RESUMO: Nossa proposta procura colaborar com o documento “Transformando o Nosso Mundo: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (2015). O trabalho consiste em aplicar conceitos e ferramentas de gestão do conhecimento aplicado à área de educação ambiental. Este estudo é essencial para a UFSC alinhar-se de maneira mais eficaz com sua missão e com os compromissos estabelecidos na Agenda 2030. Além disso, aborda a necessidade urgente de uma educação socioambiental transformadora para enfrentar os desafios contemporâneos. A integração da gestão do conhecimento, liderança servidora e da cultura da paz proporciona um caminho promissor para a formação de indivíduos capazes de reflexão crítica, solidariedade e ação consciente em prol do bem comum e do desenvolvimento sustentável.

Por meio de uma tecnologia social de reconhecimento de boas práticas e de soluções desenvolvidas, busca-se engajar escolas, empresas e universidade na elaboração de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo, propostas estabelecidas para obter o Selo ODS EDU (https://www.seloods.org/  ).

Contatos: 

Aline Alves Freitas     aline.af@ufsc.br

Luciana Machado Schmidt   schmidt.luciana@gmail.com 

Ligia Cleia Casas Rosenbrock    ligiacleia.ufsc@gmail.com

Equipe:

Aline Alves Freitas – Graduada em Química – Bacharel (2014), possui Mestrado (2017) e Doutorado (2022) na área de Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente trabalha como Técnica de laboratório/Química no Laboratório Integrado de Meio Ambiente (LIMA) – UFSC. Tem experiência na área de Eletroanalítica, com ênfase no desenvolvimento de sensores eletroquímicos para determinação de fármacos e pesticidas, e na área de saneamento e meio ambiente com ênfase na análise de qualidade e potabilidade de água. Atua em Projetos de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Químicos.  CV: http://lattes.cnpq.br/4436831350123595

Luciana Machado Schmidt – Doutora em Psicologia (UFSC, 2008), Doutora em Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Mestre em Educação (UFSC, 1995), ambos com bolsa da CAPES. Especialista em Arte-Educação, Habilitação Música, (UDESC, 1993). Graduada em Psicologia, Formação Psicólogo, (UFSC, 1987) e Bacharelado (UFSC, 1986). MBA Internacional em Gestão de Negócios incompleto (CESUSC, 2012-2013). Trabalho como docente universitária; educadora; psicóloga escolar, educacional e clínica; consultora na área educacional, de psicologia dos grupos e relacionamento interpessoal, com Projetos de Prestação de Serviços realizados no Tribunal de Justiça e na Escola do Legislativo do Estado de Santa Catarina.  

Ligia Cleia Casas Rosenbrock – Especialista em Educação Ambiental (SENAC, 2012); Graduada em Química (UFSC) e Engenharia Civil (UDESC). Mestre em Química Analítica (UFSC, 2016). Servidora Técnica do laboratório QMC102 Lab. de Química Analítica Instrumental no Dep. de Química (UFSC). Atua em Projetos de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Químicos. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Também cursando especialização em Psicologia Transpessoal (IZEN). http://lattes.cnpq.br/4877350899993382