Divulgação de conteúdos em Astronomia para iniciantes:
Este Projeto visa proporcionar uma jornada educacional interdisciplinar, conectando os mistérios do universo e as dinâmicas da Terra com os desafios globais da sustentabilidade. Cada módulo integrará conceitos de astronomia e geociências com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Nosso Lugar no Universo e na Terra (Introdução e Conexões Fundamentais)
- Tópicos de Astronomia:
- O Sistema Solar: planetas, asteroides, cometas e a Via Láctea.
- Noções básicas de observação do céu: constelações, estrelas e seus ciclos.
- Introdução à formação do universo e das galáxias.
- Tópicos de Geociências:
- A Terra como um planeta dinâmico: estrutura interna, placas tectônicas, vulcões e terremotos.
- Formação e evolução da paisagem terrestre: rios, montanhas e oceanos.
- A atmosfera e seus fenômenos (clima e tempo).
- Conexão com a Agenda 2030:
- ODS 4 (Educação de Qualidade): Fomentar a curiosidade e o pensamento científico desde cedo.
- ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação): A importância da colaboração para entender e proteger nosso planeta.
- ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): A relação entre o ambiente natural e a urbanização.
A Contribuição dos Clubes de Astronomia Não Formais para a Educação Ambiental Empreendedora: Uma Análise das Potencialidades e Desafios
A educação ambiental (EA) e a educação empreendedora (EE) são áreas complementares e essenciais para a formação de cidadãos conscientes e proativos diante dos desafios socioambientais contemporâneos. A EA busca desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que promovam a sustentabilidade, enquanto a EE fomenta a criatividade, a inovação e a capacidade de transformar ideias em ações. A sinergia entre esses campos, a educação ambiental empreendedora, visa capacitar indivíduos a identificar problemas ambientais e desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis.
Nesse contexto, os espaços de educação não formal desempenham um papel crucial. Os clubes de astronomia, por exemplo, tradicionalmente focados na divulgação científica, oferecem um ambiente propício para a interdisciplinaridade, permitindo a conexão entre a observação do universo e a compreensão da fragilidade e interconexão dos ecossistemas terrestres. Outras ações não formais, como oficinas, feiras de ciências e projetos comunitários, também se mostram valiosas para complementar o ensino formal e promover a aprendizagem experiencial. Esta pesquisa propõe investigar como os clubes de astronomia e outras iniciativas educacionais não formais podem contribuir para o processo de educação ambiental empreendedora, explorando suas metodologias e seu potencial para inspirar ações inovadoras e sustentáveis.
Esta página serve como um espaço de encontros entre diversas pessoas que promovem a educação ambiental com ações inovadoras e sustentáveis na área de geociências.
——————————————————
Divulgação de conteúdos em Astronomia para iniciantes:
Prof. Rodolfo Langhi, divulga links interessantes e materiais para suas consultas acadêmicas sobre o ensino de Astronomia.
> https://sites.google.com/site/proflanghi/
“BOLETIM INFORMATIVO DO NEOA – JBS” Observe! é o boletim informativo do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica “José Brazilício de Souza”, editado por Alexandre Amorim com colaboração de demais integrantes do NEOA-JBS. Sede no IFSC, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis. > https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf
“Astrofísica para Todos”; Projeto de Extensão da UFSC que coordena ações de Ensino, Pesquisa e Extensão para levar a Astrofísica às pessoas que estão distantes dos grandes centros de conhecimento. Aulas com o Prof. Alexandre Zabot > https://astrofisica.ufsc.br/
___________________
Livros para inciciantes em astronomia disponíveis gratuitamente, compartilhado na página “Astrofísica para Todos” :
Coleção Explorando o Ensino: Astronomia. Sumário: Capítulo 1: Revolução Agrícola; A Caminho dos Cosmos Geocêntrico; Interrupção Científica; Entra em Cena o Heliocentrismo; A Grande Síntese; Uma Breve História do Universo. Capítulo 2: Apenas um Lugar, de Muitos; Conexão Sol-Terra; Conexão Terra-Lua; A Ameaça Que Vem do Espaço; Uma Coleção de Planetas. Capítulo 3: Observadores no Terceiro Planeta; Mensagens Siderais; Luz Invisível; Adaptação à Atmosfera. Autor: Salvador Nogueira. > https://drive.google.com/file/d/11qmxlxV1Mzx4X03QBMIV6lc8XOrV22E-/view
Atlas Temático De Astronomía, de Ignacio Puig.

> https://archive.org/details/atlas-tematico-de-astronomia
CURSO ASTRONÁUTICA E CIÊNCIAS DO ESPAÇO, Manual de astronomia. Sumário:
Céu: Esfera Celeste; Observação do céu a olho nu; ; Fenômenos celestes visíveis a olho nu; Efeitos atmosféricos; Esfera celeste; Sistema horizontal de coordenadas celestes.
Terra: Rotação e Forma; Rotação da Terra; Estrelas fixas; Sistema equatorial de coordenadas celestes; Forma da Terra.
Sol: Movimento Aparente; Movimento aparente do sol; Atividade Solar; Gnômon e os Pontos Cardeais Relógio de Sol; Estações do Ano; Ato de Fé ou Conquista do conhecimento?
> https://www.gov.br/aeb/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/material_educacional/apostilas-pdf/3-astronomia_manual.pdf
_______________
Mais sugestões de livros básicos disponíveis na página “Astrofísica para Todos” > https://astrofisica.ufsc.br/category/astrofisica/basico/


